• geral@castelodourado.pt
  • 914023939
Redes Sociais
Dra. Juliana Jorge
Psicóloga
Educação

Terapeuta da Fala Cédula
Profissional nº C030541182

Formação:

• Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (2008);

• Pós-Graduação em Motricidade Orofacial pelo EPAP – Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado (2015);

• Curso de Formação Inicial de Formadores (ENA – Escola de Negócios e Administração (2023);

 

Formação Contínua:

o Formação “Gaguez e Terapia da Fala numa dimensão pós-moderna” (Março 2010);

o Curso de Formação Teórico Prática em Motricidade Orofacial Clínica e Estética: Bases da Terapia Oromiofunciona (Setembro 2011);

o Curso de Formação “Childhood Apraxia of Speech: The Oral-Motor Component” (Maio 2012);

o Workshop – Autismo: Ensino Estruturado no Modelo Teacch (Novembro, 2012);

o Curso Prático de Perturbações do Espetro do Autismo para Terapeutas da Fala – CRIAP (Outubro 2013);

o Curso de Leitura e Escrita/ Avaliação e Intervenção em Dificuldades Especificas de Aprendizagem – Comunic4all (Novembro 2013);

o Workshop “Aversão/Seletividade Alimentar: A intervenção do Terapeuta da Fala no bebé e na criança com dificuldades alimentares de base sensorial” – EPAP (Outubro 2014);

o Workshop “Motricidade e Sensibilidade Orofaciais nas Perturbações Articulatórias da Criança” – EPAP (Outubro 2014);

o Workshop “Processamento Auditivo Central: Avaliação e Intervenção” – Hospital Pediátrico de Coimbra (Novembro, 2014);

o Curso “Intervenção Miofuncional na Respiração Oral” – Simpósio Iberoamericano de Motricidade Orofacial (Fevereiro 2015);

o Curso de aplicação do “Método Habiles” (Novembro 2016);

o Formação “Perturbações Motoras da Fala na Infância: Dispraxia Verbal do Desenvolvimento Nível 1 e 2 ” (Março, 2017);

o Formação “Introdução à Pedagogia Montessori” (Maio, 2021); o Curso de formação “Avaliação e Intervenção Terapêutica na Gaguez Infantil” (Julho, 2021);

o Formação “Consciência Fonológica: os sons antes das letras” (Outubro, 2021);

o Workshop “Método DOLF – Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico” (Outubro 2022);

o Curso on-line internacional: “Sigmatismo anterior e lateral” (Maio 2023).

 

Resumo da Carreira Profissional

• Terapeuta da Fala com experiência Profissional em contexto clínico e escolar com população pediátrica nas seguintes áreas de intervenção: o Perturbações da Comunicação;

o Perturbações da Linguagem Oral; o Perturbações dos Sons da Fala de base fonético-fonológica;

o Alterações da Motricidade Orofacial e Funções Orais (Respiração, Mastigação e Deglutição);

o Alterações na Consciência Fonológica; o Disfluências (ex.: Gaguez);

o Disfonias Infantis; o Perturbações da Aprendizagem da Leitura e da Escrita;

 

• Acompanhamento de Crianças com necessidades educativas especiais;

• Trabalho de Articulação com Equipas Locais de Intervenção Precoce;

• Trabalho multidisciplinar com terapeutas ocupacionais, técnicos de psicomotricidade, psicólogos, assistentes sociais e médicos (ORL, Consulta de Desenvolvimento, Pediatria, Cirurgia Pediátrica,…);

• Orientação de estágios curriculares de estudantes do curso de Terapia da Fala;

• Implementação de programa de estimulação de competências de Consciência Fonológica (Projeto Valongo a Va-ler) em contexto escolar;

• Criação de banco de recursos interativos para docentes do pré-escolar e do 1º e 2º anos de escolaridade no âmbito da Consciência Fonológica;

• Participação, como oradora, no Encontro Nacional RNB|PNPSE – Partilha de Experiências de Sucesso em contexto escolar: apresentação do projeto Valongo a Va-ler (08/07/2022);

• Dinamização de sessões de literacia emergente em parceria com professora bibliotecária junto dos pais/crianças finalistas do pré-escolar.

• Dinamização de sessões de esclarecimento/informação com pais/docentes

×

Olá!

Escolhe o Assistente

× Falar com a associação